segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Parabéns a você!

Parabenizamos a todos os membros da IV Igreja Batista do Centenário em Curado I, por esta data tão significativa. Temos a convicção de que igreja é "gente" e não uma instituição tão somente. Que uma igreja tem o fôlego da vida e não a inércia de uma suntuosa construção. Igreja é corpo. Igreja é vida. Uma definição teológica de igreja diria: "Igreja é o conjunto de pessoas salvas por Jesus Cristo que se reúnem periodicamente para adorar a Deus em comunhão".
No dia 19 de Setembro de 2013 queremos parabenizar a igreja, no sentido pessoal, você. Parabéns querido membro! Você não é a razão da existência da igreja. Você é a IV Igreja Batista do Centenário em Curado I. Nesta data festiva queremos nos permitir deixar de lado todos os nossos reveses e lembrar-lhe de todas as nossas conquistas nesses últimos 31 anos. E não somente lembrar-lhe, mas parabenizar-lhe por todas elas. Parabéns a todos que fazem a IV IBCC I!

domingo, 15 de setembro de 2013

Com que me pareço?

Alguém já disse que você é um doce? Que significa dizer a uma pessoa que ela é um doce? Trata-se apenas
de uma comparação. Não quer dizer que a pessoa é enfeitada com chantili e cereja, quer dizer que a pessoa é amorosa, bondosa.
Algumas pessoas escreveram sobre a bíblia da mesma forma, dizendo com o que a Palavra de Deus era parecida. "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz, para s meus caminhos" (Salmos 119:105). Nesse versículo, a palavra de Deus é comparada com uma lâmpada, porque ela nos guia por onde devemos andar, ou o que devemos e não devemos fazer. Existem mais comparações feitas à Palavra de Deus. 

"Não é a minha palavra fogo, diz o Senhor, e martelo que esmiúça a penha?" (Jeremias 23:29). Vemos ai dois objetos na qual a bíblia é comparada. A Bíblia é comparada com o fogo. Para que serve o fogo? Esquentar, cozinhar os alimentos, fazer um delicioso churrasco... Vocês sabiam que para purificar (limpar) o ouro é preciso levá-lo ao fogo? Quando o ouro é aquecido, é possível retirar dele toda impureza, qualquer cisquinho que pode prejudicar seu brilho e seu valor. O pecado é como o cisco que suja o coração. Mas a palavra de Deus é como fogo, pode limpar e purificar o nosso coração. 
Quando você lê a Bíblia e aprende a praticar o que agrada a Deus, seu coração está sendo purificado pela palavra de Deus. É por isso que afirmamos que a palavra de Deus é como o fogo.
O outro objeto é o martelo. Para que serve o martelo? O versículo está dizendo que o martelo esmiúça a penha, ou seja, ele faz o rochedo (penha) virar pó. Você já viu alguém demolindo uma calçada, um muro? Geralmente, as pessoas usam um martelo para quebrá-los.
Deus, as vezes, usa a Palavra Dele para esmiuçar corações duros como pedra. Pessoas com o coração endurecido são orgulhosas, pensam que não precisam de Deus, nem de ninguém. Mas quando ouvem a palavra de Deus que diz: "... sem mim nada podeis fazer" (Jo 15:5), elas são reduzidas a pó e reconhecem que precisam Dele para tudo! Deus age assim, porque coração orgulhoso, de pedra não agrada a Ele. O coração que agrada ao Senhor é o coração humilde.

"... a semente é a palavra de Deus" (Lucas 8:11b), É interessante que se leia sobre a parábola do semeador (Lucas 8: 4-11). Na Bíblia há outras comparações relativas à Palavra de Deus. Estamos relatando apenas três. O último objeto mencionado aqui foi... a semente! Você sabe o que representa o solo onde a semente caiu? Ele representa o coração dos ouvintes da Bíblia.
Se você ouve a Palavra de Deus e obedece ao que ela ensina, o seu coração é como um terreno frutífero. A semente, que representa a Palavra de Deus, foi plantada nele e está crescendo, dando fruto. É claro que não sairão folhas pelas suas orelhas. Lembre-se isso é uma comparação! Usamos a comparação da semente e do fruto para explicar que você ouve e pratica o que aprendeu. Toda boa ação que você faz por obedecer à a Palavra é um fruto da semente da Palavra do Senhor que está no seu coração (Efésios 5:9).
Em Efésios 4:25 aprendemos que devemos falar somente a verdade! Como você pratica isso? Não mentindo e dizendo somente a verdade. Assim, as palavras verdadeiras que saem da sua boca serão como frutos da Palavra de Deus que você ouviu. Podemos agradar a Deus sendo ouvinte praticante da Sua Palavra.
Hoje conhecemos alguns elementos com os quais a Bíblia é comparada. Você deve conhecer a Palavra de Deus para que seu coração seja humilde, purificado e produza bons frutos, que são as atitudes que Deus espera de nós.

Ps.: Lição da classe dos Juniores na EBD desse domingo!

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Bem vindos!!!

“A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco.” (1 Tessalonicenses 5:28)  


É com muita alegria que nós da IV Igreja Batista do Centenário no Curado I, apresentamos esse blog, esperamos que vocês sintam-se a vontade nesse cantinho, criado com único intuito de engrandecer ao nome do Senhor e torná-lo conhecido cada vez mais.
Este blog é um espaço reflexivo para a publicação de notícias, eventos, cultos, divulgação, dicas e comentários sobre nosso dia a dia, como igreja e corpo de Cristo que somos.
O leitor encontrará aqui vários assuntos relacionados a seu interesse, tendo como eixo condutor a qualidade reflexiva bíblica que caracteriza nossa conduta de fé e prática. O blog é uma proposta de unir mais a nossa igreja conectando-se através da internet, sem perder a prática de amor, respeito e unidade que agrada ao Senhor.
Esse espaço é nosso, então prestigie esse cantinho preparado com amor, cuidando, orando, divulgando, dando dicas... 

“Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”
(Filipenses 3:13-14)


Equipe de Comunicação